top of page

Filmes de Desastres Naturais Memórias do Shurato # 5

  • Foto do escritor: coupleplays2
    coupleplays2
  • 1 de set. de 2018
  • 7 min de leitura

Oi pessoal, voltei com um post sugerido para falar de Desastres Naturais no cinema, aquele típico filme em que “desgraça pouca é bobagem”. Tadinho do planeta, que quando não é invadido por aliens, ou mesmo destruído por uma guerra contra as máquinas, ainda tem que lidar com as obras da mãe natureza (muitas vezes por culpa da raça humana, é verdade!). Cacei nas memórias o que eu já tinha assistido sobre o assunto e vieram alguns filmes bem icônicos. Vem comigo!



1 – O dia Depois de Amanhã – 2004

O dia Depois de Amanhã - Filme que mostrava o mundo congelado

Podemos dizer que o final do antigo milênio popularizou o termo e tipo de filme que povoam a lista: filmes catástrofe! Um dos mais populares e bem feito em muitos sentidos, é o Dia depois de Amanhã. Boa trama (bem aceitável, comparada com outros filmes do mesmo gênero), efeitos especiais ótimos para a época e um bom elenco. A história gira em torno da ameaça de uma gigantesca tempestade causada pelos efeitos do aquecimento global, que faria com que a Terra sofresse um colapso e entrasse em uma nova era Glacial. O estudioso meteorologista Jack Hall (Dennis Quaid), orienta os órgãos competentes da ameaça, mas eles não levam o aviso a sério, e ele decide tomar providências sozinho. Vai da Filadélfia até Nova Iorque para resgatar seu filho, Sam (Jake Gylenhaall) e seus amigos, antes que tudo seja coberto pela tempestade que culminará no Zero Absoluto, congelando tudo. Lembro de ser o tipo de filme que eu assisti mais de uma vez, principalmente quando não tinha o que ver, e o filme já tinha começado. Gosto do filme, mesmo sabendo que não é uma obra-prima (na verdade está bem longe disso), mas dentro do gênero catástrofe, faz bem o serviço de entretenimento e diversão. O filme foi dirigido por Roland Emmerich, entusiasta dos filmes do gênero (dirigiu Independence Day) que até merece um post só dele depois (ou melhor não) dirigiu outro filme que estará mais à frente na lista.



2- Tempestade : Planeta em Fúria - 2017

Tempestade: Planeta em Fúria - Efeitos Visuais de tirar o fôlego!!!

Pegando o gancho de o Dia Depois de Amanhã, esse filme fala exatamente sobre um tema bem parecido. A mudança climática no planeta entrou em colapso, causando grandes desastres naturais, e afim de pôr um ponto final na situação Jake Lawson (Gerard Butler) cria um sistema de união de satélites, contando com a cooperação de muitos países, para controlar o clima da Terra. Até aí o filme tá bacana, mas quando Jake é tirado do programa, e aí lógico por forças maiores que tem outros interesses no projeto, o filme escorrega. A trama é muito boa, mas a forma como tudo se dá fica no óbvio, como todo filme assim, o sistema começa a dar defeito e causar inúmeros desastres no planeta. A disputa política em ter o controle do sistema, fica em segundo plano para a resolução dos problemas. Bom divertimento, filme com efeitos incríveis, mas poderia ser um divisor de aguas no gênero se não fosse para soluções que cansamos de ver em outras produções. Gerard Butler está ótimo, liderando um grande elenco que conta com Abbie Cornish (Sem Limites), Jim Sturgess (Quebrando a Banca), Ed Harris (Show de Truman), Andy Garcia (Onze homens e um segredo) e Katheryn Winnick (A Torre Negra).

Vale a pena se você quiser horas de entretenimento com efeitos especiais fantásticos para testar qualquer aparelho de tv e home theater que você tenha.






Conheça um jogo perigoso: N3rve





3 – Terremoto: A Falha de San Andreas – 2015


O que faltava nos filmes de catástrofes? Colocar o The Rock neles.

Exatamente isso que o filme Terremoto faz, pega um conceito científico, aplica de forma fantasiosa, e coloca um drama. Brincadeira à parte, o filme está bem longe de ser ruim, mas como qualquer outro filme do gênero, ele não perde tempo explicando os acontecimentos. A ação corre solta logo nos primeiros minutos do filme, e a trama se desenvolve em The Rock, salvar a filha, acompanhado da ex-esposa, atravessando metade do Estado, depois que um imenso terremoto assola a Califórnia.

Efeitos especiais bem legais, bons atores, com destaque para Carla Gugino (Jogo Perigoso) e o sempre bom Paul Giamatti (Anti-herói americano). O carisma do nosso querido protagonista, sempre chama atenção para o bem e na verdade assisti ao filme por conta dele. Bom entretenimento também, mas como todo filme do gênero (ou quase e vou citar um aqui que foge disso) fica no heroísmo do protagonista e nas cenas de ação, para prender o espectador.



4 – Twister – 1996


Esse aqui é especial pra mim! Filme da minha época de adolescência, assisti uma centena de vezes. Aqui vemos um grupo de caçadores de tornados, que são estudiosos empenhados em descobrir determinadas características dos tornados para poder prevê-los. Conhecemos então Jo Harding (Helen Hunt), professora universitária que lidera o grupo, com o intuito de jogar sensores dentro do olho do tornado para coletar os dados necessários. Sabendo que o rival deles, roubou a ideia de protótipo criada pelo seu ex-marido Bill (Bill Paxton), Jo decide aumentar a caça aos tornados na espera de que a maior tempestade das últimas décadas os atinja. Levando com o grupo o seu ex-marido, e a atual noiva dele, já que a princípio ele só queria que ela assinasse o divórcio e na empolgação acaba se juntando ao antigo grupo.

O filme passa voando pela tela (trocadilho bom hein!), com muita diversão, cenas empolgantes e um fundo teórico bem bacana, nos leva a um dos filmes de desastre mais legais que eu já vi. Efeitos especiais marcantes para a época, boas atuações de atores fantásticos, e um ritmo gostoso de ver, sem contar uma vaca voando, porque afinal de contas é uma vaca...e voando! Tudo o que um bom filme pode ter, dentro do gênero um dos melhores.


Twister - Sim. A Vaca está voando!!!






5 – Impacto Profundo / Armageddon- 1998




Você agora deve estar se perguntando: Porque você colocou dois filmes no mesmo tópico? Basicamente eles são irmãos de causa.

Impacto Profundo foi lançado em 1998, conta com Morgan Freeman (Todo Poderoso), Téa Leoni (Loucuras de Dick e Jane), Elijah Wood ( Sr. Frooodooo), e fala da ameaça de um cometa que está prestes a colidir com o planeta. A ideia então seria interceptar o cometa para tentar impedi-lo do choque fatal. Para não causar pânico na população o governo decide não revelar o fato, até que uma jornalista descobre tudo e expõe os fatos, obrigando o governo a dar uma posição para a população de qual seria o plano para garantir a sobrevivência da humanidade.




Armageddon foi lançado em 1998, conta com Bruce Willis (Duro de Matar), Bem Affleck (Batman Vs Superman), Liv Tyler (O Senhor dos Anéis) e Billy Bob Thornton (Vida Bandida), e fala da ameaça de um cometa que está prestes a colidir com o planeta (parece que eu já escrevi isso antes!) A ideia então seria interceptar o cometa para tentar impedi-lo (pois é! É a mesma ideia). A princípio o governo também tenta esconder o fato (ah vá), mas no final não adianta muito e toda a população põe as esperanças num grupo de perfuradores de poços de petróleo (onde está o Superman quando se precisa dele?) liderados pelo Bruce Willis (ok, fiquei mais confiante agora!).

Como vocês podem ver, os filmes têm a mesma premissa e acreditem foram lançados com poucos meses de diferença e isso quase sempre não é bom. Para um, ou até mesmo para os dois filmes, já que consequentemente se você não viu Impacto Profundo não vai querer assisti-lo depois de ver Armageddon e o contrário também se aplica. Eles são muito parecidos mesmo, mas os dois filmes (sem levar em consideração os fatos fantasiosos que servem de alicerce para suas histórias) são filmes muito bem feitos, com bons efeitos especiais e trilha sonora. Dá pra ver tranquilamente e ter boas horas de diversão, só não aconselho a ver na sequência pois você pode se cansar.



Menções Honrosas para: Volcano (1997),Terremoto1973), Guerra dos Mundos(2005), Independence Day (1996), Interestelar(2014), explicando esses três últimos pois são filmes de catástrofe, mas envolvem aliens e outras coisas, então considero ficção. O melhor de todos eles, pra mim é o Impossível, que já foi falado aqui no blog, pela Babi, então não vou comentá-lo. Tirando isso o mais marcante deles pra mim é...





6 – 2012 – 2009

Não precisa dizer muito né?! Pegue uma profecia Maia, de um calendário que terminava na data de 21/12/2012, pegue uma série de publicações sensacionalistas e o clamor da internet em ver o fim do Mundo (de novo!). Teorias malucas, seitas aproveitando-se da ocasião e muita, mas muita falta do que fazer.

Agora pegue tudo isso, aproveite a data e monte um roteiro baseado nisso para fazer um filme Catástrofe dos mais destruidores e explosivos que poderiam existir. Foi o que o Roland Emmerich fez. Como eu disse, ele voltaria aqui no post, para criar o filme que une tudo que vimos nos anteriores aqui citados.

Só faltou o The Rock, mas de resto está tudo lá: Terremotos, enchentes, tsunamis, vulcões e o Godzilla (brincadeira não tem ele não). Porque ele é marcante? Ele é puro Marketing, feito na data e no momento certo do clamor popular. Uma jogada de mestre! O filme é bom? Bem mais ou menos para dizer a verdade, mas quando falamos de filme catástrofe, um dos primeiros que você lembra é dele, e o pior você não lembra da história. Nem com o máximo de esforço é possível se lembrar de algo relevante do filme, que não sejam os efeitos especiais, e que tem o John Cusack dirigindo no meio do Terremoto.

A “história” mostra os eventos naturais ocorridos em decorrência da expiração da data de validade da Terra (Ou seja, dessa vez a culpa em si não é do Homem, já estava para acontecer mesmo)

Os eventos provocam um colapso no planeta, e vemos um escritor fracassado tentar procurar um jeito de salvar sua família do trágico fim. Depois de tudo isso, você lembra do filme por causa das profecias maias, e até do Nostradamus lembraram. Por isso eu acho incrível o fato desse filme existir.


2012 - Veja! 2 horas de efeitos visuais de primeira. Uau!


É isso por hoje pessoal! E vocês lembram de algum filme catástrofe que vocês gostam? Ele não tá na lista? Sem problemas, escreve para a gente nos comentários. Siga a gente lá no Instagram, e também no face pelo @coupleplays2.

Agradecimento especial para quem sugeriu esse post, que foi a Fernanda Alencar (@feer_alencar).

Deixem seus comentários e suas sugestões, que quando possível a gente faz um post ou uma live sobre o assunto.

Bom final de semana, Shurato vai nessa.


 
 
 

Comments


  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Twitter - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page