top of page

Megatubarão?! Os tubarões são os astros!

  • Foto do escritor: coupleplays2
    coupleplays2
  • 18 de ago. de 2018
  • 6 min de leitura

Tubarões no Cinema Memórias do Shurato #4

Curtindo a onda do momento: o Megatubarão, lançamento do mês nos cinemas do Brasil. O filme que conta com o astro Jason Statham ficou em primeiro lugar na semana de estreia, batendo Missão Impossível – Efeito Fallout. O que me fez pensar que o público ainda gosta muito das feras do mar (ou do Statham). Pensando nisso, minha mente foi recuperar minhas referências sobre tubarões no cinema e na tv. Algumas são boas, outras nem tanto. Vem comigo que eu te conto!!!

1- Do fundo do Mar- 1999

Esse aqui é incrível! Tem um elenco bacana, na época foi considerado um filme ruim, mas depois de idas e vindas (10 mil exibições no Sbt, e vários filmes de Tubarão do SYFY) acabou virando uma espécie de filme cult do fim dos anos 90. A história fala sobre cientistas que estudam os cérebros dos tubarões, para tentar desenvolver curas para doenças degenerativas. No meio da experiência logicamente, tudo foge ao controle, e depois de algumas experiências exageradas, os tubarões desenvolveram sua inteligência e se revoltaram. Daí começamos com mortes sequenciais e inesperadas, pulos surpresas (Samuel L Jackson manda lembranças), e pessoas que não tem nada a ver com a história tentando sair da estação submarina. Resumindo assim parece ruim, mas é divertido de ver. Mesmo alguns efeitos sendo toscos (até mesmo para a época), o filme passa a curiosidade para saber se todos os caras vão sobreviver, mesmo você sabendo que provavelmente não.

O elenco conta com Tom Jane, Samuel L Jackson, Stellan Skarsgard, LL Cool J, e Saffron Burrows. Curiosamente ganhou uma continuação em 2018 (Não precisava né?!), que tem basicamente o mesmo tema, e pior ninguém do elenco original (que sobrou vivo!) se atreveu a participar. Tom Jane inclusive participa de outro filme com Tubarões: Homens de Coragem de 2016, com Nicolas Cage no elenco e baseado em fatos reais.


2 - Mar Aberto - 2004

Esse aqui me traz muitas lembranças. Na época que saiu eu trabalhava em vídeo locadora já e lembro de ler ótimas críticas dele. Tentando abrir a minha mente para filmes de gêneros diferentes, já que agora, precisava indicar filmes para o pessoal. Levei num Sábado, e lembro que fiquei decepcionado. A história fala sobre um casal que sai de férias, e vão curtir numa ilha do pacífico. Depois de um passeio no mar para praticarem mergulho, acontece um erro na contagem e o casal é deixado pra trás, no meio do mar e rodeados de tubarões. O restante do filme mostra o desespero deles em tentar sobreviver (o que é bem legal na verdade) fazendo o espectador querer ficar até o final. E aí eu me decepcionei, pois o final é bem sem graça.

O mais curioso, é que trabalhando na locadora, tinham muitas histórias com esse filme, pois logo depois saiu o premiado (e muito bom) Mar Adentro, com Javier Bardem.

Como você pode perceber, os filmes não têm nada a ver, mas hora ou outra os clientes trocavam os nomes quando iam pedir os filmes, isso quando não alugavam um achando que era o outro. Mar aberto é baseado em fatos reais!


3- O tubarão de Malibu – 2009

Antes de você me julgar, lembre-se: eu disse que nem todos eram boas referências. Este aqui cansei de ver na tv a cabo, e até mesmo na Band passou várias vezes. Lembram-se que eu trabalhava em vídeo locadora e assistia um pouco de tudo. Nessa altura do trajeto, em 2009, quando foi lançado o meu gosto já estava mais apurado e crítico, então você pode imaginar o quanto esse filme é triste.

O interessante aqui, é que eu ganhei uma mania que tenho até hoje: assistir filme ruim, para dar risada. Poderia perder duas horas com coisa melhor? Poderia. Mas sabe aqueles dias que você não quer pensar em nada? Pois é, eu assisto essas “produções”. O filme tem como cenário Malibu (Baywatch influenciou), onde depois de um tsunami destruiu toda a costa, aparece uma criatura Pré-histórica sedenta por carne. O Tubarão de Malibu, começa então a atacar as pessoas que ficaram ilhadas por conta do volume de agua ter subido após o Tsunami. Quem produziu essa beleza? É lógico que foi o SYFY.

Rapaz! Você não vai matar o Tubarão de Malibu com essa arma não!




4 – Sharknado – 2013

Continuando nas produções com selo SYFY de qualidade, aparece Sharknado. Podemos dizer muito sobre produção, mas temos que admitir que é diferente de tudo que já foi feito. Não que isso seja muito animador, mas também me diverte muito, sendo que ele é tosco de forma proposital, quase como uma espécie de sátira de si mesmo e de vários outros filmes. Como o nome já diz, é um fenômeno que atinge os Estados Unidos, quando um tornado passa pelo mar e arrasta consigo uma leva enorme de tubarões dos mais variados tipos. Cenas toscas, computação gráfica ruim, e atuações hilárias de tão forçadas, esse filme reúne ícones perdidos dos anos 90 como Ian Ziering (Barrados no Baile), Tara Reid (American Pie), e nas sequencias só piora. Em 2018 o sexto filme da franquia será lançado como o capítulo final (Será?).

Sharknado - Acredite , isso é o menos absurdo que você verá nesse filme!

5-Tubarões nas animações

Fazendo uma menção honrosa, vou citar as animações que tiveram as maquinas mortíferas do oceano como protagonistas ou mesmo em participação.


Procurando Nemo de 2003, contava a história de Marlin, um peixe-palhaço que sai na busca por seu filho Nemo, junto dele a simpática e esquecida Dory. No caminho cruzam com o simpático tubarão vegetariano Bruce, que se junta na busca pelo pequeno peixe palhaço.


No filme de 2004 O Espanta Tubarões, temos um filme de máfia no fundo do mar, onde os tubarões controlam a vida dos outros peixes, até que numa confusão, o peixinho Oscar acaba por levar o crédito por ter se livrado do filho tubarão do chefe Don Lino


Eu na minha memória ainda me lembro de TuTubarão, desenho animado de Hanna Barbera, que seguia a fórmula de Scooby Doo, com um grupo de jovens com um Mascote. Tutubarão juntava-se aos seus amigos Bife, Leila, Bolha, e Linguiça (É, eu sei! Parece muito com algo que você já viu). Juntos eles formavam a banda Os Netunos, e consequentemente se envolviam em curiosas e diferentes situações.

No Brasil, foi muito reprisado e curiosamente, embora pareça (e muito!) com Scooby Doo, foi inspirado na maior referência, pra mim, de tubarão que já existiu...








... antes disso, vou relembrar algumas menções Horrorosas:

Não assista, ou talvez assista se você for como eu e quiser rir um pouco:

- Tubarão fantasma

- Mega Shark vs Crocosaurus (ou qualquer outra coisa)

E você pensou que era só o GodZilla que destruía as cidades né?!


















- Ataque do Tubarão Mutante

- Tubarão do Gelo

To avisando hein! Não assisti isso.







- Terror na Agua

- Qualquer outro tubarão que apareça no SYFY

A maior referência de tubarão que existe:


6 – Tubarão – 1975

Esse é o Tubarão que você respeita, e na minha opinião todos os outros devem a ele, a fama e o sucesso nos cinemas. Tendo Steven Spielberg na direção, conta com Roy Scheider e Richard Dreyfuss no elenco. Uma música icônica do mestre John Williams (Star Wars, Indiana Jones, Harry Potter, Superman, e muitos outros), um suspense e corte de câmera que fazem a gente esperar para ver o monstro, quase que sempre sem mostra-lo. Perdi as contas de quantas vezes assisti, e ainda assisto pra falar a verdade.

A história fala dos ataques de um tubarão (não qualquer um, mas sim o Grande Tubarão Branco) na costa litorânea da pequena cidade de Amity. Cuja principal atração é justamente o festival de verão, que acontece em suas praias.


Diante do fato o xerife Brody (Scheider), conta com a ajuda do oceanógrafo Matt Hooper (Dreyfuss), que foi enviado para estudar os recentes ataques, e tentar ajudar na resolução do caso. Um filme simples, mas tão bem conduzido que não é à toa, considerado um clássico do gênero terror, e consagrou o tio Spielberg, sendo o primeiro grande sucesso dele.

O Megatubarão (Megalodon), deve muito ao vovô dos tubarões pelo sucesso nos cinemas e sua influência até hoje é reconhecida, mesmo sendo um filme de mais 40 anos.

Tubarão (1975) Clássico! - Isso aí caras! Vamos pegar esse tal de Megatubarão.

Ganhou uma continuação anos depois com Roy Scheider ainda no elenco (Dá para assistir vai!), e uma outra completamente desnecessária chamada de A vingança.

Caso não tenha assistido, o clássico vale muito à pena ser visto.



Por hoje é isso. E você tem algum tubarão na memória? Vai assistir ou já assistiu o MegaTubarão, fala pra gente nos comentários, ou mesmo lá no nosso instagram.

Semana que vem tem mais, e muita novidade também.

Valeu galera, Shurato vai nessa.


 
 
 

Comments


  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Twitter - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page