top of page

Memórias do Shurato #1# Muito antes de Jurassic Park

  • Foto do escritor: coupleplays2
    coupleplays2
  • 21 de jun. de 2018
  • 4 min de leitura

Atualizado: 27 de jun. de 2018

Estava aqui pensando...

Toda semana pretendo trazer essa coluna, com algumas ideias ou pensamentos que andei tendo. Particularmente, essa semana com a recente estreia de Jurassic World 2, lembrei-me de todas as referencias que tive de dinossauros muito antes de Jurassic Park, lançado em 1993. Mapeando a minha memória lembrei de séries e animações bem legais (ou não) , então vem comigo para relembrar , ou mesmo conhecer se você nunca viu...



1- pegue a história de Transformers , grupo de robôs que chegam na Terra e combatem outro grupo de robôs que chegaram aqui, contando com a ajuda de um grupo de jovens. Agora você troca os robôs por dinos e o que você tem? DINOSAUCERS.

Essa animação de 1987, conta a história de duas diferentes raças que evoluíram dos dinossauros (as coisas dos anos 80 adoravam humanizar animais, tartarugas, ratos, gatos e etc.) saem do seu planeta e vem para a Terra. Eram dois grupos: os Dinosaucers, os heróis liderados por Allo (um Alossauro) e os vilões, os Tyrannos, comandados por Genghis Rex (sim, ele era um Tiranossauro com o nome do Genghis Khan).

Me lembro de gostar muito desse desenho, passou em quase todos os canais da tv aberta: Globo, Band e Record de onde tenho mais lembranças de assistir à tarde. Passou aqui até meados de 1991, e tinha 65 episódios.



2 – Esse aqui era uma série animada que era baseada num jogo de árcade estilo beat´n up (anda pela tela e soca os inimigos como se não houvesse amanhã), que na verdade era

baseado numa HQ chamada Xenozoic Tales. Esse desenho e o jogo eram muito bacanas, pois era uma mistureba e uma viagem bem maluca num futuro apocalíptico. Misturar Cadillacs e Dinossauros pode parecer absurdo, mas era muito emocionante.

O Desenho de 1993, lançado logo após o jogo, contava a história de Hannah Dundee e seus amigos, que lutavam contra uma gangue chamada Black Marketers, que judiava de dinossauros (isso mesmo dinossauros). Basicamente depois de poluir tanto o planeta, a raça humana quase dizimada se viu obrigada a viver no subterrâneo por centenas de anos. Em 2500 e tralalá um grupo resolve voltar à superfície e descobre que a Terra foi repovoada por dinossauros. Com o objetivo de viver em paz eles combatem a gangue má que tortura dinos e com isso os deixam mais agressivos ameaçando a convivência entre as espécies(viagem né!?)

De qualquer forma , eu curtia muitas horas do meu dia assistindo o desenho , já que não se achava a máquina de Arcade do jogo em qualquer lugar. Recomendo muito que se você viveu nessa época e lembra-se desse desenho, jogue o arcade que hoje tem por aí espalhado na internet. Diversão pura e muita nostalgia. Por aqui passou na tv aberta na Record e na band.


jogo do arcade (cadillacs, porrada e dinossauros, tudo junto)




3 – "Não é a mamãe", virou bordão nacional. Seriado que virou febre, no melhor estilo sitcom americana, mostrava a vida da FAMILIA DINOSSAUROS. Lideradas (ou não) por Dino da Silva Sauro, embora tivesse uma pegada bem infantil visualmente, contava com piadas de humor bem sarcástico e muita crítica ao estilo “americano” de viver. Os personagens como baby, Fran, Charlene e Bob foram adorados pelo público brasileiro, fazendo a série ter 65 episódios e durar de 1991 até 1994. Passou na Globo por muito tempo, inclusive dentro da Tv Colosso, depois foi para Sbt e Bandeirantes, voltando a ser exibida pelo canal pago VIVA.

Perdi as contas de quantas vezes vi o episódio da participação no programa de tv (meu favorito, eles estudam para ir ao programa de variedades, que no final só falava de tv), além de muitos episódios marcantes que falavam sobre drogas ou mesmo pais e filhos terem que aceitar suas diferenças. Um seriado muito marcante !!!


4- O último deste post é especial pra mim, me lembro de assistir antes de ir pra escola, dentro do programa do Sergio Mallandro.

O ELO PERDIDO, contava as histórias da Família Marshall, que após um terremoto voltava ao passado (lógica pra que né?!) na época Pré Histórica. Nesta terra desconhecida e hostil, a gente via o perrengue deles em todos os episódios, tendo que fugir de dinossauros (feitos com massinha e efeitos especiais toscos, mesmo para a época) além de ameaças de povos selvagens e criaturas vindas de outra dimensão, eles acabam fazendo amizade com o personagem mais carismático da série: Cha-ka, pertencente ao povo Pakuni, e ainda conviviam com o sleestaks, seres que não gostavam de luz. O grande plot da série era assistir e saber se eles voltariam para casa. O seriado foi produzido de 1974 até 1976, aqui passou na Globo, e depois no SBt na década de 80 até o começo dos anos 90, teve 3

temporadas e inclusive era muito comum nunca assistir ao final da série, ou mesmo elas terminarem sem fim. Eu mesmo nunca vi o final (nem sei se existe), mas mesmo com toda produção tosca e uma história meia boca, esse seriado fez parte da minha infância.

Em 2009, foi feita uma adaptação para o cinema com Will Ferrel, no melhor estilo comédia sem noção, em que embora tenha muitos elementos da série, na trama em nada lembra o seriado. Bom... é isso aí pessoal, essas eram as minha referências de dinossauros antes de Jurassic Park (Obrigado tio Steven), muita coisa da infância me marcou.

E você que está lendo esse post, tem alguma referência que eu não coloquei aí e que fez parte da sua infância? Diz pra gente.

Espero que vocês tenham gostado.

Nos vemos por aí num próximo post.

Shurato vai nessa. Abraço pessoal !!!


 
 
 

Kommentare


  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Twitter - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page