PerfilPlay #1#
- coupleplays2
- 5 de jul. de 2018
- 5 min de leitura
Eu sou o Shurato e hoje vamos trazer a nova coluna do blog. Trazendo o perfil de
algum personagem famoso do mundo do cinema. Vou avaliar o personagem de acordo
com o meu ponto de vista (lembre-se isso é subjetivo). Serão sempre 4 categorias:
Carisma, Personalidade, Originalidade, e Importância. E claro, vou sempre justificar o
meu padrão de análise, e justificar a nota, cada quesito será pontuado de 0 a 10 e no
final o personagem ficará com uma pontuação média geral.
Vamos começar!!!
A personagem de hoje é uma das minhas favoritas, pertence ao Universo de Quentin
Tarantino. Ela é forte, ágil e mortal:

NOME: BEATRIX KIDDO
OUTROS NOMES: A NOIVA (THE BRIDE), MAMBA NEGRA, E MAMÃE.
APARIÇÃO: KILL BILL VOL. 1 E 2
CRIAÇÃO E ROTEIRO: QUENTIN TARANTINO E UMA THURMAN
INTERPRÉTE: UMA THURMAN
História
Beatrix Kiddo é uma ex-assassina que fazia parte de um grupo chamado Esquadrão das Víboras Assassinas, que fazia serviços de assassinato e eram liderados por Bill. Depois de descobrir que estava grávida (do próprio Bill), ela resolve abandonar a vida de assassinatos e foge para viver uma vida tranquila no Texas. No dia do seu casamento, eles são atacados por Bill e o esquadrão das Víboras Assassinas, que matam todos na Igreja, surram Beatrix e ainda por cima ela recebe um balaço na cabeça. Milagrosamente ela sobrevive e tempos depois de acordar do seu coma, resolve caçar e matar todos que fizeram parte do ataque. Assim vemos a jornada da personagem
pelo filme. Contando parte de sua história e sua preparação para cumprir o objetivo e alcançar a sua vingança tão desejada. Com um pouco de filmes de Kung Fu, faroeste e Samurais, temos muita violência e ação em ritmo de musicas estupendas e cenas que misturam a sutileza dos detalhes com a voracidade das decapitações. Ela faz uma lista de pessoas para matar com os nomes de todos os seus ex-companheiros, e assim como ela vamos destrinchar essa lista de quesitos.

CARISMA: 10/10
Basicamente é a capacidade de amar a personagem independente de sua motivação, e também analiso a forma como ela interage com outros personagens e consegue determinados objetivos, muito por conta da sua personalidade, mas também do seu carisma. No caso de Beatrix, olhamos para a forma como ela trata os seus alvos, mantendo a postura quase como combate de honra com destemidos guerreiros. Outro fator é que no decorrer do filme ela consegue seus objetivos, convencendo outras pessoas a ajuda-la mesmo sabendo de suas intenções: ela pedi a Hattori Hanzo um artesão de espadas aposentado a fazer uma espada para ela, mesmo ele não querendo e relutando por um bom tempo. Ela faz com que seu mestre Pai Mei lhe ensine a técnica proibida dos 5 pontos que explodem o coração, que por acaso ele nunca havia ensinado para ninguém. Mesmo sabendo das suas intenções o próprio Bill, permite-se colocar em perigo para explicar todos as razões de tê-la atacado no passado.
Com tudo isso, e uma simpatia ímpar dada a ela por Uma Thurman, não há como o carisma da personagem não ser a nota máxima!
PERSONALIDADE : 8/10
Eu sei o que você que está lendo pode pensar agora: Como você dá nota 10 para o Carisma e só 8 para a personalidade dela?(que convenhamos é bem forte!). Vou explicar: eu avalio a personalidade da personagem não só pela força, mas também em como isso ajuda ou atrapalha o objetivo dela. Vamos lembrar então que o objetivo de Beatrix é vingar-se dos seus antigos companheiros do Esquadrão das Víboras Assassinas. Para isso o essencial seria que dentro de uma vingança, ela fizesse uso das suas habilidades de assassina e da frieza característica que é necessária para alguém como eles. A sua determinação e obstinação são o ponto positivo da personalidade para cumprir a sua missão(por isso ela faz e refaz a lista de pessoas para matar várias vezes, tendo em vista que Hattori Hanzo fez o alerta sobre a vingança não ser uma estrada reta e sim uma densa floresta, ou seja, você pode se perder a qualquer momento). Mantendo-se focada ela consegue limitar suas ações e agir somente contra quem considera merecedor de sua vingança.

Kill BIll VOl. 1 - Hattori Hanzo e Beatrix
No entanto a personalidade dela, a atrapalha em alguns momentos levada pela emoção da vingança, fazendo com que corra determinados riscos em excesso: Ir de cara e peito abertos enfrentar um clã de assassinos da Yakuza para pegar O-ren Ishii, atacar Buddy de frente em seu trailer e tomar um tiro com espingarda de sal bem no peito(imagino a dor dela no momento) e pior ainda ser enterrada viva num caixão de madeira, expõe que por muito pouco o plano dela não vai para o saco! Literalmente. Vale lembrar que são artifícios para o decorrer da trama com intenção de torna-la mais interessante( ser enterrada no caixão nos mostra o que ela aprendeu com Pai Mei no seu treinamento – Um Viva para o soco de uma polegada! - além de não deixa-la como uma personagem invencível). Por isso, a personalidade dela e a emoção do momento são o seu ponto forte, mas também uma fraqueza em determinados momentos, lembrando que avalio como isso influencia no seu objetivo, e não como construção de roteiro ou de personagem.
ORIGINALIDADE: 9/10
Quase tudo em Beatrix vem de algum lugar e basicamente ela é uma mistura de várias referências: roupa amarela- do Bruce Lee, lutar com técnicas especiais-filmes de kung Fu, vingança como motivação - Faroestes e uma porção de personagens de filmes de luta que querem vingar alguém ou matar alguém para obter vingança.
Esses fatores dariam uma nota baixa para a personagem, no entanto o fato de suas influências serem tão diversificadas e ricas faz com que ela se torne quase única. Ela foi criada em parceria por Quentin Tarantino e sua interprete Uma Thurman, nos bastidores de Pulp Fiction(uau!!!). Nisso eu avalio que ela tem muitas influências, mas quando penso num personagem parecido com Beatrix, levo um tempo pensando e não me vem nenhum outro personagem à mente. Concluindo que ela é muito original, mesmo tendo muitas referências com ela.

2 - Não só a roupa, mas o soco de uma polegada vem do Mestre do Kung FU.
IMPORTÂNCIA: 9/10
Eu sei, eu sei... ela é a protagonista do filme, e aqui nesse quesito eu avalio o quanto a personagem é influente na história. Lógico que nós assistimos por conta dela, queremos saber se ela vai realizar sua vingança, como ela fará e com toda a personalidade e carisma que ela tem, Beatrix é quem carrega o filme. Mas a nota dela é 9, pois tem um personagem que movimenta toda a História e ainda tem menos tempo de tela do que Beatrix: o próprio Bill. Não há dúvidas que ele movimenta a nossa curiosidade, e grande parte do interesse em ver Beatrix achá-lo e principalmente se ela vai mata-lo. Vamos relembrar que no primeiro filme ele mal aparece. Você o escuta em poucos momentos, mas mesmo assim ele é o maior interesse no filme. Queremos saber mais sobre a história dele, da relação dos dois, porque ele fez o que fez. Com isso Beatrix acaba ficando com a nota só um pouquinho menor nesse quesito, mas continua com todo protagonismo que ela merece!

Não faz essa cara não! Você continua sendo muito importante pra mim (rsrsrs)
NOTA MÉDIA GERAL: 9
Mesmo com alguns tropeços, a nota de Beatrix Kiddo é alta, tornando-a uma personagem rica de influências e motivações, que com certeza torna o filme Kill Bill muito relevante e interessante. Tentando ser o mais imparcial possível e dentro de uma lógica da personagem ter sentido e a conclusão de seus objetivos, embora doa no meu coração, pois no universo do tio Tarantino ela é minha favorita!

Então é isso! O que vocês acharam? Concordam? Não? Sem problemas. Mandem a avaliação de vocês ou de algum personagem que gostem. Podem deixar também as sugestões para os próximos posts do PerfilPlay.
Excelente texto, parabéns!
Inicialmente algumas correções/achismos: ela é quase morta no ensaio do casamento, não no casamento em si. Senão me engano o nome é Belatrix, mas esse pode ser só o nome em inglês.
Agora quanto ao comentário mesmo. Cara, excelente, curto muito esse filme, é praticamente um dos meus favoritos de todos os tempos. Todos os paralelos que ele faz entre mitologias de vários filmes pra mim é o mais legal. Por exemplo, quando ela está pegando a espada com o Hattori Hanzo que é uma MEGA cena de filme de luta, todo o espaço da fotografia ta cortado como western, tocando musica western, sem dúvida um dos melhores trabalhos de Tarantino.
Ta no começo a coluna e…